Validade Jurídica da assinatura eletrônica do DocSales: Entenda

Assinatura Eletrônica DocSales

A internet é um dos principais pontos por onde a informação é distribuída. Notícias, opiniões, vídeos, produtos, serviços, tudo é veiculado na internet em uma velocidade de propagação muito grande. Por isso, em um mundo cada vez mais tecnológico, a segurança da informação torna-se bastante necessária.

Com a dependência da internet e dos meios digitais, a segurança da informação é certamente um dos temas mais relevantes atualmente para o contexto corporativo. Devido à necessidade de obter e armazenar dados e informações imprescindíveis para as organizações é crucial implantar procedimentos de segurança da informação para prevenir riscos.

Gestores e líderes precisam estar atentos às medidas de segurança. As empresas que não apresentam aparatos necessários para a proteção correta estão colocando em risco suas atividades e a segurança dos dados de seus clientes, o que pode acarretar em um prejuízo financeiro e também da imagem da organização.

Um levantamento da Veronis apontou um dado preocupante: apenas 5% dos arquivos das empresas estão devidamente protegidos. Tal número demonstra que muitas organizações ainda não contam com políticas e procedimentos para garantir a segurança dos dados que armazena.

Neste artigo, vamos falar sobre a segurança da informação e seu papel importante dentro das empresas para manter documentos seguros. Confira!

Saiba como manter a segurança da informação. | Foto: Freepik.

O que é segurança da informação?

O termo segurança da informação é usado para se referir à união de esforços e medidas voltadas para a defesa dos dados de usuários e organizações e à prática que assegura que informações sigilosas possam ser acessadas somente por aqueles que são seus responsáveis de direito.

A segurança da informação é uma grande aliada de empresas, pois é responsável por evitar que qualquer pessoa distribua, de forma indevida, dados sobre vendas, margem de lucro, concorrentes, entre outras. Ou seja, mantém livre de invasões e outras ações maliciosas que podem comprometer o sigilo, a integridade e o valor das informações.

Ela é importante porque protege todas as categorias de dados contra roubo e danos. Isso inclui dados confidenciais, informações de identificação pessoal, informações de saúde, propriedade intelectual, dados e sistemas de informações, tanto corporativas como governamentais.

Pilares da segurança da informação

A segurança da informação se baseia especialmente em três pilares: confidencialidade, integridade e disponibilidade.

A confidencialidade se relaciona com a restrição do acesso. A segurança da informação é planejada e implantada para garantir total sigilo de dados sensíveis, evitando que ações maliciosas possam expor o conteúdo e causar prejuízos.

A integridade está associada à confiabilidade dos dados. Nesse ponto, o foco maior está em garantir que as informações se mantenham exatas, livre de alterações e possam ser empregadas eficientemente pela empresa.

A disponibilidade foca em manter os dados e informações sempre ativos, acessíveis e disponíveis para serem utilizados e também identifica para quem ele deve estar acessível. Atualmente, as organizações estão usando cada dia mais sistemas de informação. Por isso, qualquer problema na disponibilidade deles pode inviabilizar decisões, contratos, vendas e outras ações necessárias e prejudicar a relação com o cliente.

Importância da segurança da informação

A segurança da informação tem uma grande importância para as empresas. Ser hackeado, por exemplo, não é apenas uma ameaça direta aos dados confidenciais das empresas, mas também representa um risco de arruinar os relacionamentos com os clientes.

É inegável que, independentemente do seu negócio ser grande ou pequeno, ele depende de sistemas computacionais todos os dias. O número de empresas migrando seus processos e suas operações para o ambiente on-line aumenta constantemente.

Por mais que a automação represente ganhos para as empresas, com a inserção de novas tecnologias, os perigos de crimes cibernéticos se tornam ainda mais sérios. Sem políticas adequadas para garantir a segurança, os riscos de acessos indesejados, fraudes e quebra de sigilo são problemas que podem acontecer.

Portanto, é essencial investir em metodologias que garantam sua proteção, preservando os sistemas e as informações contra qualquer ação externa negativa.

Política de segurança da informação

A Política de Segurança da Informação, junto com a automatização de backups, implantação da gestão de risco de TI, utilização de ferramentas de criptografia para senhas e configuração de firewalls, faz parte de um dos procedimentos indispensáveis para a segurança da informação.

É importante destacar que a empresa, antes de investir em infraestrutura, precisa preparar a sua cultura interna para a segurança da informação. Nesse sentido, é fundamental criar e implantar uma política que reforce esse ideal, colocando na mente de cada membro a relevância desse tema.

A Política de Segurança da Informação (PSI) é um documento que contém todas as diretrizes a serem seguidas pela totalidade de profissionais envolvidos com as atividades da empresa, isto é, funcionários, fornecedores, sócios e acionistas.

Altos investimentos em equipamentos, softwares e soluções de segurança não são suficientes se a equipe de recursos humanos na organização ainda não estiver alinhada na mesma política. Por esse motivo, um dos primeiros e mais importantes passos é conscientizar, educar, treinar e preparar o ambiente para depois seguir com o processo.

Mantenha seus documentos seguros

Para manter seus documentos seguros, separamos algumas dicas de atitudes que você pode seguir. Veja!

Invista em assinatura digital

A assinatura digital equivale a uma assinatura de próprio punho. Ela é uma tecnologia que utiliza a criptografia e o certificado digital no documento eletrônico que está sendo assinado. Dessa forma, a integridade e autenticidade do documento é garantido.

Com essa ferramenta, sua empresa elimina processos manuais burocráticos, simplifica e agiliza processos e reduz custos.

Faça backups

O backup é uma expressão em língua inglesa que significa cópia de segurança e é bastante comum no universo tecnológico. Trata-se de uma cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que os dados possam ser restaurados em caso de perda dos originais de forma acidental ou corrupta.

Com a realização de backups periódicos, a empresa garante que dispõe de todas as informações de que pode precisar, evitando imprevistos. E isso é fundamental, porque mesmo que os recursos tecnológicos sejam cada vez mais sofisticados e desenvolvidos, ainda é comum haver perdas de dados por falha computacional ou erro humano.

Armazene documentos na nuvem

O local de armazenamento desses dados deve ser o mais seguro possível, tanto no que se refere ao acesso de usuários quanto no que diz respeito ao backup feito para manter cópias extras das informações.

Por isso, o armazenamento em nuvem representa uma excelente solução. Isso porque o sistema em nuvem confere, ao mesmo tempo, praticidade e segurança no processo de arquivamento e acesso informacional. Esse tipo de serviço de armazenamento permite que a empresa proteja suas informações de modo a compartilhá-las somente com os usuários autorizados.

Use tecnologias necessárias

Com o atual desenvolvimento tecnológico, não existe empresa que trabalhe completamente de forma manual na hora de manipular dados. Todas utilizam algum tipo de tecnologia para coletar, armazenar, processar e analisar informações. E, para manter o sigilo desses dados, você precisa de tecnologias auxiliares que promovam a segurança.

Existem diversos recursos tecnológicos que atuam, em conjunto ou de modo isolado, na proteção dos dados de uma empresa. Além da assinatura digital e do armazenamento em nuvem, que já citamos acima, existem outras ferramentas como:

  •     conexões seguras;
  •     criptografia de dados;
  •     antivírus;
  •     antispywares;

Cada empresa deve analisar o nível de segurança necessário e aplicar as tecnologias mais adequadas ao seu perfil e condições. A DocSales é uma plataforma de assinatura digital e eletrônica que confia e indica bastante ferramentas tecnológicas para garantir a segurança de dados.

A empresa atende tanto profissionais liberais quanto empresas, inserindo a assinatura digital e mostrando como ela facilita e ajuda na segurança de documentos. Essa ferramenta é bastante acessível e confere uma excelente proteção aos dados do seu negócio. Clique aqui e saiba como garantir a segurança da informação.

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