Conquistar um novo cliente é uma tarefa que demanda atenção e dedicação das empresas. Durante esse processo, os profissionais de marketing trabalham arduamente com o intuito de mostrar aos consumidores os valores e os serviços do negócio. Diante disso, a proposta comercial assume um papel muito importante.Esse documento atua como um chamariz para que o cliente decida por comprar o produto ou contratar o serviço da sua empresa. A proposta comercial resume o que a empresa pode oferecer, contendo informações sobre o produto ou serviço, incluindo prazos de entrega, valores, formas de pagamento e escopo do trabalho.Para que o cliente opte por adquirir o que você está oferecendo, ele precisa sentir confiança no serviço que você executa. Pela proposta comercial ser fundamental para a atração e fidelização de novos clientes, é essencial que o vendedor saiba fazer um bom documento.Neste artigo, vamos explicar melhor sobre o documento proposta comercial e qual é a sua importância. Vamos falar também a respeito de como elaborar proposta comercial para alavancar suas vendas. Confira!Modelo De Apresentação De Proposta Comercial. | Foto: Freepik.
O que é proposta comercial?
A proposta comercial é um documento com informações significativas sobre o produto ou serviço da empresa, as formas de pagamento e prazos de entrega. Ela é utilizada para melhorar as chances de converter potenciais clientes em clientes.O objetivo de uma boa proposta comercial é unir a necessidade do cliente, conhecida pelo vendedor durante a etapa de prospecção, com o que a empresa tem de melhor para oferecer a ele. Por isso, é interessante que os vendedores destinem um tempo para revisitar o real objetivo dela e quais os caminhos que ajudarão a elaborar um bom documento.Mesmo que existam padrões de modelo de proposta comercial, é necessário incluir as particularidades da sua empresa para abordar a personalização que o consumidor está buscando.
Como fazer uma proposta comercial eficiente e prática?
Na empolgação de enviar a proposta o mais rápido possível para o cliente, o vendedor pode esquecer pontos importantes que tornarão a proposta mais interessante para o consumidor. Por isso, é recomendável que, antes de começar a escrever o documento, o vendedor organize os materiais que o ajudarão a impulsionar a proposta.Os pontos, a seguir, devem ser pensados:
Formato
Apresentação
Conteúdo
Layout
Informações extras
Para te ajudar a incluir todos esses itens de forma organizada e assertiva em sua proposta comercial, listamos um passo a passo. Nele estão expostas as ações que o vendedor deve ter e os cuidados que deve tomar ao elaborar a proposta comercial. Veja a seguir.
Front de vendas
Lembre-se de que sua equipe deve estar bem aparelhada para lidar com a tarefa diária de conquistar novos clientes e novas oportunidades de negócio. Por esse motivo, é importante estabelecer o material necessário às visitas e manter um checklist de tudo. Assim, seus vendedores:
não se esquecerão de carregar consigo flyers, folders e todo o material de marketing e publicidade necessários;
saberão usar aplicativos corporativos com rapidez e precisão;
conhecerão as margens de preço com os quais poderão trabalhar;
estarão preparados para preencher o contrato corretamente;
terão ferramentas técnicas organizadas;
dominarão as variáveis da operação.
Com esse aparato pronto, você eliminará uma grande possibilidade de idas e voltas entre equipe e cliente, diminuindo dúvidas e obtendo novas condições de negócio.
Conheça o portfólio
Os vendedores devem ter conhecimento profundo de todo o seu portfólio, isto é, tudo aquilo que oferecem. Além de conhecer, é fundamental que a equipe demonstre transparência durante toda a transaçãoAlém de favorecer a agilidade no processo de negociação, eles ganham autoridade e confiança, pois demonstram ser especialistas no assunto. Se o cliente tiver a certeza de tratar com o profissional mais capacitado na área, ele se sentirá mais seguro na tomada de decisão e a empresa ganha confiança no mercado.Dominar o portfólio vai ser muito útil também para eliminar obstáculos que estejam protelando o fechamento da venda. Se o comprador estiver em dúvida a respeito das funções do produto ou se o item trará a solução que ele busca, o vendedor deve ter todas as informações possíveis para esclarecer.Nesse sentido, existem dois caminhos. O primeiro é entrar no detalhe das características do produto ou serviço, demonstrando que se trata da escolha ideal. O segundo seria oferecer uma alternativa que melhor se encaixe, no caso de chegarem à conclusão de que a primeira não era a certa.
Conheça seu cliente
Assim como é essencial conhecer o produto para saber o que você está apresentando, é crucial entender para quem você está apresentando. Conhecer o perfil, as dores e as necessidades do cliente é importante para a empresa saber o que oferecer.Por isso, mantenha o controle das atividades da relação vendedor x cliente por meio do funil de vendas, dividindo e analisando as etapas. No topo, estão suas prospecções, a busca por novos clientes. No meio, estão as negociações em andamento. Já no fundo do funil, estão aquelas negociações em fase final, que estão acertando preços e condições.
Mantenha um deadline
O gestor exerce um papel fundamental na condução da proposta comercial. Ele deve controlar a produtividade a partir de um fator imprescindível: o tempo. É necessário estabelecer limites para cada etapa, especialmente as últimas, visto que a prospecção costuma demorar mais.Isso deve ser pensado para unir controle e agilidade nos procedimentos. Uma das maneiras de garantir essa otimização é contar com ferramentas de gestão de projetos e comunicação.
Use documentos e assinatura digitais
Por fim, busque alternativas de automação e praticidade. Uma das mais importantes e favoráveis à produtividade das vendas é utilizar a assinatura digital de documentos. Isso praticamente exclui toda a burocracia de reuniões e contratos.Aassinatura digital apresenta valor jurídico e substitui com total eficiência a física. Você ainda economiza tempo, deslocamento, combustível e impressões.
Conheça o DocGen
Pensando na agilidade e automação de processos, a DocSales, plataforma de assinatura digital e eletrônica, para empresas e profissionais liberais, desenvolveu ferramentas específicas para tipos de público e funcionamento diferentes.O DocGen é uma ferramenta para times comerciais com CRM e automação de vendas. Ele é voltado para empresas que apresentam as seguintes características:
Usam CRM;
Emitem 100 documentos ou mais por mês;
Possuem 5 vendedores ou mais no time;
Apresentam produtos e contratos padrões.
Inserindo a tecnologia no processo e seguindo o passo a passo acima, você garante uma agilidade muito maior ao processo de negociação e minimiza a perda de oportunidades.Clique aqui e saiba como otimizar sua proposta comercial.
Redação DocSales
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