Assinatura digital de contratos na área de construção civil

A assinatura digital é uma tecnologia que está trazendo praticidade e rapidez para diversas áreas, inclusive para o setor de construção civil. A assinatura digital se tornou um recurso fundamental para os negócios, já que ela faz com que os processos se tornem mais fluidos e dinâmicos por meio da utilização do meio digital. Quer entender para que serve a assinatura digital na formalização de contrato de serviço de construção civil e de outros documentos relacionados a essa área? Leia este artigo!

A princípio, vale ressaltar que a assinatura digital se tornou imprescindível para suprir demandas de várias áreas como a construção civil. Ela está cada vez mais presente em relações comerciais. Diante disso, preparamos este texto para você entender como a assinatura digital funciona na construção civil e quais os benefícios que ela pode trazer para a construção civil. Confira!

 

Pesquisando Por “Contrato Construção Civil”? Entenda, Neste Artigo, Como A Assinatura Digital É Importante Para Essa Área! | Foto: Pixabay.

 

Como funciona a assinatura digital?

Primeiramente, precisamos explicar o que é a assinatura digital e como ela funciona. Assim, você poderá entender melhor a importância desse recurso para a construção civil.

De forma simplificada, assinar um contrato consiste em autenticar ou formalizar um conteúdo a partir de uma assinatura feita por uma pessoa física ou jurídica. Com a assinatura, o indivíduo assume a responsabilidade pelo que está escrito no contrato. A assinatura de um contrato dá a garantia de que aquele conteúdo é confiável e autêntico.

A diferença entre uma assinatura feita presencialmente e uma assinatura digital é o meio pelo qual ela acontece. A assinatura digital ocorre a partir de mecanismos que operam eletronicamente, o que leva à sua utilização em documentos feitos digitalmente.

Portanto, a assinatura digital é um recurso bastante utilizado para conferir autenticidade na documentação que percorre o ambiente virtual. A assinatura digital conta um vasto tipo de registro, que tem como base o uso de mecanismos criptografados para a identificação de quem está assinando e para a verificação da identidade, conferindo integridade ao documento.

Agora que você já sabe como a assinatura digital funciona, deve estar curioso para entender como a assinatura digital é usada no setor de construção civil. Então, siga com a leitura para o próximo tópico e entenda melhor sobre esse assunto!

Onde a assinatura digital é usada na construção civil?

A realidade da construção civil está passando por grandes transformações tecnológicas conforme o tempo, pois as inovações surgem de uma forma muito rápida e trazem a necessidade de que os profissionais da área de construção civil se adaptem para identificar recursos tecnológicos que possam ajudar em demandas desse setor.

Um exemplo de utilização da assinatura digital é nos laudos técnicos de vistoria de obra, um documento elaborado por um profissional da engenharia civil que é responsável por identificar falhas existentes nas construções. Ou seja, o laudo técnico de vistoria de obra serve para preservar a descrição da unidade que será construída e garantir que a entrega seja feita. 

Assim como outros documentos da área de construção civil, esse laudo precisa de uma assinatura e a assinatura digital pode substituir o processo complexo de assinatura presencialmente. A assinatura digital na construção civil garante que o tempo que leva para conseguir uma assinatura seja menor, permitindo maior agilidade e facilidade para as partes envolvidas.

Além de agilidade, a pessoa que está assinando o documento não pode se passar por outra para fazer a assinatura digital, isso impede qualquer possibilidade de alteração do que está no documento. Assim sendo, o conteúdo da documentação ou do contrato de construção civil não poderá ser falsificado, já que somente o indivíduo que deve assinar terá permissão para fazer assinatura do documento.

Então, a assinatura digital na construção civil serve para facilitar e viabilizar a rotina de profissionais dessa área, pois ela dá autenticidade, integridade e sigilo aos documentos utilizados na engenharia civil.

Agora que você já entendeu onde a assinatura digital é utilizada na área de construção civil, conheça alguns documentos da área da construção civil que demandam assinatura e que podem contar com a possibilidade de serem assinados por meio da assinatura digital.

Documentos usados na construção civil

A indústria precisa lidar constantemente com a assinatura de contratos e documentos. Assim como outros segmentos, esse processo costuma ser feito manualmente, porém, com as inovações tecnológicas, isso mudou.

As demandas do setor da construção civil reforçam a necessidade de otimizar os processos e o tempo, logo, a assinatura digital pode ser uma aliada para isso.

A área da construção civil envolve diversos documentos, como o registro do imóvel, o contrato de construção e o alvará de construção, que, na maior parte das vezes, englobam a necessidade de ter uma assinatura.

Os documentos digitais permitem que todas as partes envolvidas consigam ter acesso a partir da utilização de um dispositivo com conexão à internet, podendo também fazer suas assinaturas digitais. No setor da construção civil, a assinatura digital permite a realização de processos de assinar contratos e documentos de forma mais rápida e com menores custos, o que facilita a entrega no prazo.

Agora que você já viu quais são os documentos mais utilizados, que tal entender as vantagens da assinatura digital nesse setor? Vamos descobrir.

Vantagens da assinatura digital na construção civil

A transformação digital alterou vários aspectos do mercado imobiliário, trazendo ótimos resultados, já que tem como propósito facilitar a vida dos profissionais para que eles executem um trabalho mais rápido, seguro e eficiente. Veja as duas vantagens da assinatura digital que separamos para você aqui.

  1. Segurança

A assinatura digital faz com que todos os documentos se tornem digitais. Assim, não precisa ter preocupação com o papel e com cópias e mais cópias autenticadas em cartório.  

Quando o papel de um contrato estraga, pode haver o comprometimento da segurança jurídica do contrato, o que não acontece no caso das documentações digitais. Além disso, o documento assinado de forma eletrônica possui mais camadas de segurança em comparação com o documento assinado fisicamente.

  1. Agilidade

Os documentos assinados digitalmente trazem bastante agilidade para o processo de venda ou contratação de serviços, visto que uma assinatura física demanda o transporte do documento, o que leva tempo. A assinatura digital pode ser feita em poucos instantes e de qualquer lugar.

Ao final da leitura deste artigo, você entendeu a importância da assinatura digital no setor de construção civil. Ficou interessado em implantar essa tecnologia no seu negócio? Então, conheça a DocSales e conte com os benefícios, como a facilidade e a segurança, que a assinatura digital oferece!

Stay up to date

Sign up our newsletter to get update information, promotion and insight.

Related Article