A automação comercial vem balançando o mundo profissional com mudanças na forma de trabalho de diversas corporações, visando simplificar o atendimento e as operações internas. Esse processo evita erros e a necessidade de refazer um trabalho, já que diminui ou até elimina a intervenção humana.
A ajuda e o sucesso da tecnologia é um fato. Cada vez mais, as empresas procuram a automação para agilizar inúmeras atividades que, muitas vezes, são feitas manualmente e demandam mais tempo e foco dos colaboradores, deixando outros processos até mais importantes de lado.
Continue a leitura e entenda:
- O que é automação comercial;
- Para que serve a automação comercial;
- Importância da automação comercial para vendas;
- Vantagens da automação comercial;
- Formas de automação comercial.

O que é automação comercial?
A automação comercial nada mais é do que a utilização de ferramentas e métodos tecnológicos para a automatização de tarefas corporativas. Ela vai substituir atividades manuais por mecanismos automáticos, baseados no uso de fatores computacionais. Tudo isso se torna possível com a implementação da tecnologia na rotina dos negócios, indo de tarefas mais simples até as mais complexas.
O sistema de automação comercial se desenvolve através de softwares, sistemas de gestão, gerenciadores de tarefas e plataformas online, ajudando não apenas os colaboradores que realizam os inúmeros processos da empresa, mas também os gestores e líderes. A aplicação da automação comercial em uma empresa logo apresentará uma redução significativa no tempo e execução de procedimentos burocráticos, além de diminuir os erros e desgaste da equipe, economizando recursos.
O objetivo principal da automação comercial é aumentar a eficiência na realização de atividades internas, que agora são feitas com o auxílio de dispositivos tecnológicos. Tudo isso acaba sendo rápido e demanda pouco treinamento dos funcionários, já que é feito com o princípio da simplificação, da aceleração e da melhoria das tarefas ao longo prazo.
Um dos exemplos da automação comercial que facilita o dia a dia de uma empresa são os contratos digitais e a assinatura digital, que é a autenticidade de documentos a distância, por pessoas físicas ou jurídicas. Basicamente, é apenas uma versão moderna e prática, que elimina o papel.
A assinatura digital tem o mesmo valor que a assinatura física, já que são praticamente a mesma coisa, apenas muda o meio na qual são realizadas. Isso facilita acordos e contratos entre empresas que possam estar distantes e/ou não conseguem se encontrar presencialmente para fechar negócios.
Para que serve a automação comercial?
A automação comercial serve para auxiliar ou assumir por completo processos operacionais, como o atendimento ao cliente ou a emissão de notas fiscais. Implementar a automação comercial no varejo tem como objetivo otimizar os procedimentos rotineiros, reduzindo a carga operacional dos colaboradores e agilizando atividades.
Além disso, com o suporte de recursos tecnológicos, é possível levantar dados e informações sobre cada uma dessas execuções automatizadas, o que proporciona muito mais segurança e previne perdas desnecessárias para sua loja. O alcance desses serviços pode ser o que vai determinar a aprimoração da inteligência de negócios do seu comércio, ajudando em uma melhor tomada de decisões.
Implementar a automação comercial gera resultados bem notáveis em seu varejo, mas, claro, tudo depende do quão tecnológica a sua empresa está disposta a se tornar. De qualquer maneira, não desanime: a automação comercial traz ótimos resultados. Um exemplo disso é a redução de custos.
De acordo com os dados levantados pela consultoria McKinsey, 45% das atividades pagas hoje podem ser automatizadas por tecnologias modernas. Isso, basicamente, significa uma economia de US$ 2 trilhões anuais em salários.
Importância da automação comercial para as vendas
A automação comercial, além de facilitar e agilizar processos, realiza com maior segurança atividades em que possa haver falhas, através de um sistema de gestão. Essas atividades podem ser uma atualização de planilhas, cálculos e emissão de documentos.
O sistema de automação comercial por meio de um software de gestão ERP, além de importante para o desenvolvimento do negócio, traz uma série de benefícios que compensam todo o investimento em tecnologia e automatização. Confira cada vantagem no próximo tópico.
Vantagens da automação comercial
1. Maior produtividade
Com a implementação da automação empresarial, instabilidades e falhas humanas em processos são reduzidas, uma vez que cada vez menos tarefas são feitas manualmente. Justamente por isso, a automação cria uma padronização de procedimentos, diminuindo o retrabalho e otimizando o tempo de cada colaborador na organização. Seguindo essa linha, a qualidade dos processos aumenta e há mais motivação e produtividade para realizar outras atividades.
Por exemplo, em linhas de produção, a montagem automatizada de peças apresenta uma maior qualidade quando comparada à montagem por mão de obra humana. O mesmo vale para outros processos, tanto produtivos quanto administrativos, tais como o desenvolvimento de planilhas, a confecção de contratos, os levantamentos de dados, etc.
2. Banco de dados
Em relação aos bancos de dados, a automação comercial ajuda a tornar o armazenamento e gestão desses dados como um todo mais eficientes:
Simplifica operações: áreas muito complexas de TI custam mais tempo e dinheiro e ainda tiram o potencial de inovação da equipe. Por isso, deixar os processos automáticos e sem intervenção humana é muito mais simples e vantajoso.
Proteção de dados: tarefas como backups podem ser feitas regularmente e de forma automática, garantindo a recuperação dos dados em caso de falhas ou perdas, sem precisar que os funcionários se preocupem com isso. Além disso, é uma ótima maneira de manter uma proteção contra códigos maliciosos.
Migração de dados para a nuvem: automatizar a migração de dados para a nuvem ajuda a reduzir custos de armazenamento e aproveita todo o potencial da nuvem, beneficiando o banco de dados e não exigindo muito dos profissionais.
3. Padronização
A padronização de processos pela automação comercial está diretamente relacionada com o aumento de produtividade, nosso primeiro item da lista de vantagens. Como tudo ocorre de forma padronizada, há como comparar as etapas para entender o que está dando certo e o que está dando errado.
4. Maior desempenho
Como já vimos, uma das vantagens é integrar o banco de dados e ter acesso a essas informações, assim é possível realizar o monitoramento do desempenho geral da empresa. Todo processo de análise e de oportunidade de melhoria fica mais visível e facilitado, sem que haja necessidade de gastar muito tempo nessa tarefa.
5. Menor custo
Praticamente toda empresa visa reduzir os custos operacionais, certo? Isso porque, quando os gastos diminuem, a lucratividade aumenta, sobrando mais dinheiro no caixa. Uma das vantagens naturais da automação comercial é justamente a redução nos custos operacionais.
Isso ocorre porque a automação apresenta melhorias para o processo produtivo, o que poupa recursos – inclusive os recursos humanos -, além de reduzir custos com impressoras, papel, arquivamento documental e envio de correspondência, uma vez que a maioria das operações com documentos é feita toda digitalmente.
6. Inovação
E por último, mas não menos importante: a inovação. Ao se modernizar, a empresa passa a ter uma geração de informações muito mais clara e objetiva quando se trata de seus processos operacionais. Assim, fica mais fácil identificar quaisquer problemas e buscar soluções eficientes e inovadores para resolvê-los. Isso também funciona no quesito de ter insights para gerar novas ideias, melhorando ainda mais o desenvolvimento da organização.
Formas de automação comercial
Depois de entender o que é automação comercial, para que serve e seus benefícios em uma empresa, chegou a hora de conhecer formas de automação comercial. Algumas delas são:
- Automação de tarefas;
- Automação de rotas de entrega;
- Automação de processos na indústria de alimentos;
- Automação em negócios de ouvidoria;
- Automação para a equipe de forças de vendas.
Pensando nisso, a DocSales, plataforma de assinatura digital e eletrônica para empresas e profissionais liberais e plataforma de CRM, apresenta algumas soluções para você dar o primeiro passo em automatizar sua empresa. Ela foi eleita a plataforma nº 1 de contratos e assinatura online pelo B2B Stack, o maior portal de comparação de softwares da América Latina. Confira os dois focos:
DocGen
Focado em empresas que usam CRM e emitem grande quantidade de documentos por mês (100 ou mais) e possui 5 vendedores ou mais no time, com produtos padrões e contratos padrões, o DogGen facilita a rotina dos processos empresariais. Vantagens:
– Templates personalizáveis com seu branding;
– Elimine o “copia e cola” na geração de documentos;
– Receba feedback quando seu cliente rejeitar o documento;
– Organize seus vendedores em equipes;
– Crie workflows de assinatura e defina quem assina primeiro;
– Prepare documentos no Google Docs e envie para assinatura, na mesma tela.
Esing
Enquanto isso, o Esing é mais amplo, focando em contadores, empresas de educação (faculdade, cursos), empresas de TI e consultorias. Confira os benefícios:
– Validade jurídica com assinatura avançada;
– Assinatura e registro de atos societários;
– Posicione as assinaturas no documento;
– Defina a ordem em que as partes irão assinar os documentos;
– Na DocSales, todos os lados envolvidos em uma negociação recebem o documento assinado e criptografado em PDF, via e-mail;
– Assine todos os documentos de uma vez só;
– Através da nossa API e Webhook, você consegue integrar o sistema de gerenciamento do seu departamento ao DocSales.
Esse é o seu guia completo sobre a automação comercial e ainda está repleto de dicas valiosas para aplicar na sua empresa. Não perca tempo e comece a modernização agora mesmo!